TRANSTORNOS ALIMENTARES E A CONSULTORIA DE IMAGEM

Olá, Consultora! Tudo bem?

Você sabe o que são transtornos alimentares?

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, um transtorno alimentar é caracterizado por um distúrbio persistente da alimentação ou do comportamento alimentar que resulta na alteração da ingestão ou absorção de alimentos e tem impacto importante na saúde física e/ou função social do indivíduo. Os transtornos alimentares mais comuns são:

Bulimia: períodos de compulsão alimentar (grande ingestão de alimentos) seguidos por comportamentos compensatórios (laxantes, vômito, exercício físico, etc.);

Anorexia: restrição na ingestão de alimentos, podendo ou não ser acompanhada de métodos purgativos;

Transtorno da Compulsão Alimentar: episódios recorrentes de compulsão alimentar nos quais o indivíduo ingere, em curto espaço de tempo, uma quantidade de alimentos maior do que a que costuma ingerir nas mesmas circunstâncias acompanhados da sensação de perda de controle sobre o que está ingerindo e a quantidade ingerida.

Muitas pessoas sofrem de transtornos alimentares e nem sempre eles são diagnosticados e tratados de forma adequada. O tratamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar com psiquiatra, psicólogo (a), nutricionista e outros profissionais que sejam necessários, dependendo do caso. Um desses profissionais é a Consultora de Imagem e Estilo que pode auxiliar esses pacientes, principalmente as mulheres, a melhorarem a autoestima e, em alguns casos, conseguirem aceitar mais seus corpos.

Mas, falando da nossa atuação propriamente dita, podemos auxiliar na adequação e harmonização da imagem pensando tanto em roupas como em maquiagem. Pacientes obesas, por exemplo, sofrem muito para encontrar roupas que vistam seus corpos de maneira confortável e com estilo. Muitas acabam preferindo usar roupas largas para camuflar suas formas, mas isso também é um problema pois, além de não terem uma identidade própria no seu modo de vestir, também perdem a noção da dimensão de seus corpos. Ajudar essas mulheres a se vestirem de acordo com sua identidade, gostos e desejos é fazer ela redescobrir a mulher maravilhosa que ela é.

Com as pacientes com bulimia e anorexia o trabalho é mais difícil, pois elas, geralmente, têm grande distorção da imagem corporal (se sentem maiores do que são e podem não ter noção do tamanho e forma dos seus corpos). A distorção da imagem corporal causa grande sofrimento e a hora de se vestir é também muito sofrida. Nosso trabalho, nesse caso, consegue ser feito quando a paciente já está em uma fase mais avançada do tratamento e com melhor julgamento e percepção de seu corpo. Para esses casos, a conversa com o psicólogo é essencial para saber se é possível iniciar nosso trabalho e como ele pode ser feito.

Todas nós, Consultoras, devemos saber um pouco sobre transtornos alimentares e distorção de imagem corporal porque podemos ter clientes que, apesar de não terem sido diagnosticadas, podem apresentar claros sinais e sintomas de um transtorno alimentar. Em alguns dos questionários que uso, para saber dos hábitos e comportamentos das minhas clientes, posso perceber alguns desses comportamentos e se há indício de algum transtorno. Nesse caso, além de atende-la já de forma diferenciada, também posso sugerir que procure ajuda de outros especialistas. Quanto mais soubermos desses sinais e sintomas, maior a possibilidade de detectá-los precocemente e ajudar essa cliente a procurar tratamento.

Esse é um outro nicho de mercado no qual podemos atuar, Consultora, mas precisamos saber que nosso trabalho, nesse nicho, SEMPRE deve ser feito acompanhado dos outros profissionais para que o tratamento tenha efeitos positivos. Além disso, Consultoras que quiserem trabalhar com esse público devem se especializar em transtornos alimentares, pois, principalmente no caso dos transtornos psiquiátricos, uma conduta mal executada pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Também é muito importante ter contato direto com todos os profissionais envolvidos no tratamento daquela paciente.

E lembre-se sempre que uma Consultora que sempre busca novos conhecimentos é uma Consultora de sucesso!

Um Super Beijo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




sete − 5 =