Saiba um pouco mais sobre a Clara, nossa nova colunista!

Olá, tudo bem? Recentemente fui convidada pela querida Lilian Jordão para contribuir no blog dela e aqui estou. Para o primeiro post pensei (entre outros infinitos assuntos) em me apresentar e contar um pouco sobre a minha trajetória pelo mundo da moda. Meu nome é Clara Ungaretti, sou formada em Design – Habilitação em Design Visual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e como complementação à minha profissão estudei fotografia. A fotografia se tornou mais uma profissão para a minha trajetória profissional desde minha primeira cadeira de fotografia na faculdade de design.

clara 01Assim que me formei no final de 2011, comecei a trabalhar como freelancer nessas duas áreas – design e fotografia – e, desde então, trabalho assim. Entre um trabalho e outro fui credenciada pelo site da jornalista de moda Iesa Rodrigues para cobrir em 2012 minha primeira temporada de semanas de moda pelo Brasil: São Paulo Fashion Week (SPFW), Fashion Rio e Fashion Business. A partir dessa temporada, o meu interesse por moda foi crescendo cada vez mais. Dali comecei minhas contribuições para sites nacionais e, principalmente, internacionais, sempre buscando informações na área, estudando, indo à luta, pois o backstage da moda não é nada fácil, tem muita trabalheira, correria, trocas de e-mails, telefonemas, vídeo-conferências, diferença de fusos, falta de educação, competições, quem-indica, “te conheço?”, falta de verba etc. Mas uma coisa é certa, se você é muito bom no que faz, não há dúvida de que haverá o reconhecimento disso.

clara 02Em 2013 cobri mais algumas semanas de moda e comecei a fotografar ensaios de street style pelo mundo. Comecei clicando street style durante o Fashion Rio e desde então não parei mais. Fui para Nova York também e lá fiquei totalmente empolgada com a quantidade de pessoas estilosas que eu via nas ruas em geral e entre os desfiles durante a semana de moda (NYFW). Lembro de um momento mágico que me aconteceu…. eu estava no meio de uma avenida super movimentada junto com outros fotógrafos gringos e nós paramos o trânsito em NYC para tirarmos fotos de uma dessas editoras de moda. Naquele momento pensei: é isso que quero fazer, sou apaixonada por isso. Faça chuva, faça sol, faça neve, faça frio, faça calorão, não importa, estou disposta a tirar a melhor foto possível. Para vocês terem uma ideia, nesta última temporada da NYFW estava um frio muuuuuuuuuuuito intenso, a temperatura média era de -20ºC (sim, MENOS), às vezes nevava, outras vezes tinha um vento cortante, enfim, você tem que estar preparada para as dificuldades. Aquela foto linda que você vê em um site, blog, revista, provavelmente não foi fácil de tirar. Por isso que eu digo e reforço: só vá para essa área se realmente gosta, porque não é fácil.

clara 03Entre várias contribuições que fiz, a que mais me impulsionou a continuar fazendo esse trabalho foi para o jornal The New York Times. Quando vi minhas fotos publicadas no jornal percebi que meu esforço estava sendo reconhecido. Se você é feliz fazendo isso então, o prazer é maior ainda.

Eu poderia me prolongar aqui e escrever sem parar, mas terão outras oportunidades. Apenas vou aproveitar para deixar alguns links dos meus trabalhos. Muito obrigada! Beijinhos, Clara.

 

 

 

:: Portfolio Completo (Design + Fotografia)

http://claraeloisa.prosite.com

:: Blog

http://claraontheroad.tumblr.com

:: Portfolio focado em fotografia

https://www.flickr.com/photos/claraeloisa

:: Links de redes sociais onde divulgo os trabalhos:

Instagram: https://instagram.com/claraeloisa

Pinterest: https://www.pinterest.com/claraeloisa

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




cinco − três =