PSICOLOGIA DO ESTILO: MUITO ALÉM DA ROUPA

psicologia

Olá, Consultora, tudo bem?

Quando comecei minha carreira como Consultora de Imagem e Estilo percebi, com o tempo e a minha experiência, que identificar o estilo de uma cliente era muito mais do que somente analisar a roupa que ela vestia. Foi a partir dessa necessidade de ir além que fiz um curso sobre psicologia do estilo para poder adquirir um olhar mais aprofundado sobre minhas clientes e, consequentemente, entender melhor o estilo de cada uma delas. Hoje, Consultora, quero falar com você sobre a PSICOLOGIA DO ESTILO.

ESTILO é a expressão da autoconfiança, do autoconhecimento e da autoimagem de uma pessoa através da maneira dela se vestir. A moda está nas roupas e o estilo está em quem as veste. O estilo da sua cliente é uma parte da identidade dela, é como ela se percebe no mundo e como interage com ele, portanto, olhar somente a maneira com que ela se veste é muito pouco para descobrir o seu verdadeiro estilo.

As roupas são capazes de transmitir mensagens e essas mesmas roupas, vestidas em pessoas diferentes, transmitem mensagens diferentes. Muito mais do que combinar peças de roupas, temos que entender o que nossa cliente quer transmitir para o mundo e para a sociedade em que ela vive. Precisamos conhecer seus sentimentos, comportamentos, gostos, seu meio social e suas experiências de vida para conseguir equilibrar a imagem real com a imagem que sua cliente almeja transmitir. Buscar esse equilíbrio, Consultora, é uma das partes mais importantes do nosso trabalho.

A moda segue e dita tendências, mas cada indivíduo pode querer ou não se apropriar dos seus elementos e, mesmo que se aproprie, o fará de maneira única. É quase impossível que duas pessoas se vistam de maneira idêntica, pois, mesmo usando as mesmas peças de roupa, algum toque pessoal transformará aquele look em único e pessoal. Ter um estilo próprio significa exercer um determinado papel no seu meio social, pertencer a esse meio e ser reconhecido nele, portanto, não se reconhecer ao vestir uma roupa é o mesmo que perder um pouco da própria identidade. A maneira de se vestir permite expressar características próprias, valores, preferências e gostos, ou seja, os looks causam efeitos psicológicos, não só em quem os veste como também em quem os vê e, por isso, é tão importante adequar a imagem e o estilo da sua cliente.

Há muitos séculos, a “boa aparência” é vista como sinal de status e poder. As pessoas são cada vez mais valorizadas pelo que têm e não pelo que são, portanto, vestir-se de maneira elegante e com roupas caras é considerado bonito e um sinal de status e, muitas vezes, nossas clientes nos procuram com esse ideal de “boa aparência”. Precisamos ajudar nossas clientes, primeiramente, a se aceitarem e gostarem mais de si mesmas para que possam se sentir mais bonitas, mais autoconfiantes e mais satisfeitas com sua imagem, independentemente do look que elas estejam vestindo.

Por outro lado, o consumismo desenfreado e o bombardeio de “incentivos” que temos, todos os dias, para comprarmos cada vez mais, torna nosso trabalho ainda mais necessário. Quantas vezes já ouvimos a célebre frase “não tenho roupa” mesmo vendo um guarda-roupas cheio de peças? Comprar também tem seus efeitos psicológicos. O prazer de ter uma peça nova, de ser a primeira a conseguir uma peça exclusiva, de ostentar peças caras. Entender como isso afeta sua cliente e o meio em que ela vive é essencial! Uma de nossas missões, como Consultoras de Imagem e Estilo, é estimular o CONSUMO CONSCIENTE, ou seja, ensinar a nossas clientes que mais importante do que a quantidade é a qualidade das roupas que ela vai comprar.

Viu, Consultora, como a psicologia está muito mais presente na nossa profissão do que você imaginava? Conhecer a fundo sua cliente transforma o seu trabalho em algo ainda mais personalizado, eficaz e duradouro. Leia, informe-se, estude e lembre-se SEMPRE que uma Consultora bem informada é uma Consultora de Imagem e Estilo de SUCESSO!

Um Super beijo!

Lílian Jordão

5 Comentários

5 Comentários em PSICOLOGIA DO ESTILO: MUITO ALÉM DA ROUPA

  1. Laylah El Ishtar
    14 de Fevereiro de 2017 às 08:51 (10 meses atrás)

    Muito bom!

    Responder
  2. Anna Maria Leandra Arruda
    14 de Fevereiro de 2017 às 10:09 (10 meses atrás)

    Amei, esse post vai me ajudar muito, realmente temos que vestir de dentro pra fora e colocar tudo que temos de melhor expressado nas roupas, e tirar o máximo disso de nossas clientes, buscando não só a beleza mas o bem estar que a autoconfiança traz.

    Responder
  3. Greice Luz
    14 de Fevereiro de 2017 às 17:38 (10 meses atrás)

    Como sempre, muito instrutivo Lilian 🙂 um beijo e obrigada por tanto compartilhamento significativo. Tenha certeza que minha carreira e visão de negócio são outros após ter te contatado.

    Responder
  4. Letícia Peres
    17 de Fevereiro de 2017 às 11:09 (10 meses atrás)

    Ótimo! muito interessante, amei! Mas fiquei com uma dúvida. Quais ferramentas posso usar para conseguir distinguir o estilo da minha cliente? já que não conheço a cliente a fundo.

    Responder
  5. Carla Susana Ribeiro da Silva
    8 de Março de 2017 às 23:59 (9 meses atrás)

    Parabéns pelo texto!! Sou Psicóloga e gosto muito de moda e tenho interesse de seguir o caminho da Consultoria de Imagem e Estilo. Concordo com você, o estilo do indivíduo está arraigado aos seus aspectos psicológicos, sua concepção de mundo e de si próprio. Compreender isso é imprescindível para orientar a pessoa quanto a imagem que se deseja transmitir.

    Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




um × 3 =