PRIMEIRA IMPRESSÃO: COMO TRANSMITÍ-LA ADEQUADAMENTE

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Olá, Consultora! Tudo bem?

Você já ouviu aquelas famosas frases “a primeira impressão é a que fica” e “você nunca terá uma segunda chance de deixar uma primeira impressão”? Elas fazem muito sentido, afinal, a primeira impressão realmente tem muito impacto e você pode até conseguir “corrigir” uma má primeira impressão, mas também pode ser que não tenha uma segunda oportunidade para fazer isso.

Falar de “primeira impressão” é falar da importância de se ter uma imagem adequada. Imagem é a representação de um objeto na nossa mente e a nossa imagem é como as pessoas nos veem e nos percebem. Tanto seu cliente quanto você (principalmente você!), Consultora, precisam transmitir uma imagem correta e adequada para que o impacto da primeira impressão seja correto e positivo.

Nossos olhos levam de 3 a 6 segundos para perceber os detalhes da imagem de alguém e processar essas informações no nosso cérebro, gerando a famosa primeira impressão. Nesse curtíssimo espaço de tempo avaliamos se a pessoa é confiável ou não, se parece simpática ou arrogante, se queremos ter contato mais próximo com ela ou não, etc. e grande parte de tudo isso é transmitido pela comunicação não-verbal (ou seja, a sua imagem).

O livro “Presence”, da especialista no estudo de primeiras impressões, Amy Cuddy (famosa pelo 2º TED Talks mais assistido de todos os tempos), diz que quando conhecemos alguém pensamos em duas coisas: se podemos confiar (cordialidade) e se podemos respeitar (competência). As pessoas costumam se esforçar para mostrar competência, inteligência, conhecimento, etc., mas se esquecem que o contato (olho no olho, empatia, gratidão, etc.) é essencial para que suas outras características sejam observadas. Amy diz que só depois de se estabelecer a confiança é que a competência passa a ser valorizada.

Como não sabemos se teremos uma segunda chance de causar uma boa impressão, é imprescindível que a primeira seja a mais positiva possível. A escritora norte-americana, Maya Angelou, disse:

“As pessoas vão esquecer o que você disse. As pessoas vão esquecer o que você fez. Mas as pessoas nunca esquecerão o que você as fez sentir.”

E isso tudo está intimamente ligado à autoimagem. Uma pessoa que não se veste adequadamente, pode dar a melhor palestra do mundo, por exemplo, mas poderá ser muito mais lembrada pelo seu visual “inadequado” do que pela qualidade da apresentação. Parece injusto, mas nós sabemos que é assim que as coisas funcionam, correto?

Para que você, Consultora, possa causar uma boa primeira impressão em qualquer ocasião, vou te dar algumas dicas. Anote aí!

LINGUAGEM CORPORAL

Estudos comprovam que a linguagem corporal tem quatro vezes mais influência sobre as primeiras impressões do que qualquer coisa que você possa dizer. Uma boa postura, um sorriso sincero e o contato visual são alguns itens desse tipo de linguagem que chamam a atenção de quem te vê e causam uma boa impressão. Quem não gosta de ver alguém sorrindo verdadeiramente? Falar com alguém que olhe nos seus olhos? Faz muita diferença, concorda?

ESCUTA E PRESENÇA

Esteja completamente presente em tudo que você faz e saiba escutar. Pessoas gostam de serem ouvidas e perceber que o outro está prestando atenção em tudo que está sendo dito é acolhedor e causa um ótimo vínculo em um primeiro encontro. Estar presente é prestar atenção em tudo que está sendo conversado, nos detalhes, nas pessoas, sem mexer no celular, ficar olhando para o relógio ou olhando para os lados. Esteja atenta e seja solícita.

EDUCAÇÃO E GENTILEZA

Ser educada e gentil é primordial. Palavras mágicas como “por favor”, “obrigada”, “com licença” sempre soam muito bem para quem as ouve direta ou indiretamente. Seja cordial e educada com todos a sua volta e não somente com as pessoas mais próximas e de quem você gosta, afinal, mesmo quem não te conhece está te analisando e causar essa boa impressão pode criar oportunidades de onde você nem imagina que possam existir.

APRESENTAÇÃO

A apresentação faz muita diferença. Estar bem vestida para a ocasião causa uma boa impressão e isso vale para os acessórios e a maquiagem também. Não adianta mostrar todo seu conhecimento e competência se você for lembrada por causa de uma saia muito curta ou de uma maquiagem muito forte, correto? Verifique, com antecedência, as particularidades do local em que você vai se apresentar ou do cliente que vai atender para estar sempre adequadamente vestida.

Gostou das dicas? E você já parou para SE analisar? Como está a sua imagem pessoal, Consultora? Isso é importantíssimo para sua carreira e para sua vida! Se a sua imagem pessoal não consegue transmitir corretamente o que você deseja ou não está adequada a determinadas situações em que você está, muitas oportunidades podem ser perdidas. Portanto, faça uma auto avaliação da sua imagem e veja o que precisa ser mudado. Quanto maior for o seu conhecimento sobre si mesma, melhor será a percepção da sua imagem e de como fazer para causar uma ótima primeira impressão por onde quer que você passe.

Lembre-se Consultora que causa uma boa impressão por onde quer que passem, é Consultora de sucesso!

Um Super Beijo

Lilian Jordão

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