Os 7 Estilos Universais

estilos

Olá, tudo bem Consultora?

No post de hoje vou ajudar você a ter um repertório maior para ajudar sua cliente a descobrir qual é o estilo dela, de acordo com a personalidade, gosto pessoal, estilo de vida e prioridades dela.

O mundo foi se tornando cada vez mais individual no vestir que hoje já não há uma moda universal, e sim cada vez mais as nossas clientes procuram vestir-se de acordo com a sua personalidade, desejos, vontades e sonhos.

Por isso é tão importante nossas clientes vestir-se de acordo com um estilo. Cada estilo é único porque cada pessoa é única e tem uma história diferente, mas no geral, os 7 estilos universais costumam abranger a grande maioria da população, pois cada macro estilo possui microestilos dentro de si mesmo e também pode ocorrer a interferência de um estilo dentro de outro. Por exemplo, uma cliente pode ter um estilo clássico com uma pitada de estilo natural, assim como pode ter um estilo romântico misturado com o criativo. O importante é identificar o estilo que ela mais se encaixa e acrescentar pontos de outros estilos (caso a cliente deseje) para criar mais informações no look dela.

Estilos Universais

Estilo Clássico/Tradicional

estilos1

O estilo tradicional/clássico é bem comum no Brasil, não necessariamente porque as mulheres são tradicionais e sim porque não sabem como criar um guarda-roupa que reflita a sua personalidade.

O estilo tradicional/clássico são clientes mais conservadoras, que gostam de coisas mais sérias e rígidas. Assim, são clientes que sentem insegurança em “ousar” nos looks.

É um estilo mais amadurecido, que claramente transmite confiabilidade. Por isso é um estilo muito usado na área profissional. Com este estilo, a mulher não costuma usar cores muito fortes, muito menos transparência ou decotes.

O ponto fraco deste estilo é correr o risco de parecer monótono e antiquada, e parecer que sempre está de uniforme. É preciso saber equilibrar as peças para que elas não se tornem muito formais em ocasiões casuais, como um jantar em família.

No geral, as clientes que gostam de um estilo tradicional possuem uma personalidade mais conservadora, séria, formal, responsável, eficiente e organizada, além de confiável e sensata.

É um estilo ideal para pessoas que trabalham em escritórios, no governo, na educação e nos negócios em geral.

Elegante

estilos2

Clientes de estilo elegante já conhecemos de longe: elas sempre estão preocupadas com a aparência. Investem em produtos de qualidade, ou seja, roupas duráveis, com materiais de qualidade, produtos refinados e procuram sempre estar vestidas na medida certa. Gostam de peças que podem ser usadas por um longo tempo, ou seja, não investem em qualquer peça. Preferem caimento, modelagem e qualidade. Geralmente tem opiniões fortes, seguras, são exigentes e querem ser muito respeitadas.

É um estilo muito usado por executivas, advogadas e demais atividades que exigem poder. O estilo elegante/clássico naturalmente passa esta ideia de distanciamento, no sentido de liderança, de poder.

Este estilo pode ser usado em todas as ocasiões, principalmente as formais. No estilo elegante, predominam peças lisas ou com estampas de motivos abstratos, tecidos sofisticados e fluidos, além de fibras naturais. Seda é um bom exemplo de tecido indicado para esse estilo. É importante criar looks com poucos detalhes e com peças que combinam entre si, podem ser looks monocromáticos, ou tom sob tom.

Moderno/Dramático

estilos3

O estilo moderno/dramático é quase uma releitura do estilo elegante, com pitadas mais ousadas. As clientes modernas estão sempre ligadas ao que acontece no mundo e ao seu redor. Não gostam de estar por fora das tendências, são pessoas urbanas, que gostam de viver em cidades grandes.

Por isso possuem um jeito de se vestir mais moderno e urbano, que se destaca da maioria das pessoas, por misturar tendências com toques de sofisticação.

Clientes de estilo moderno são geralmente pessoas sofisticadas, seguras, firmes, que gostam de chamar atenção, são modernas e conectadas. Geralmente trabalham em áreas mais “livres” como moda ou cultura.

Criativo

estilos4

Clientes de estilo criativo enxergam roupas como uma forma de expressar sua personalidade, mais do que qualquer outro estilo.  Não procura seguir tendências e modismo, mas veste o que ela sente no momento. Assim, gosta de misturar peças e não se importa muito com o que as pessoas pensam. Usa a moda como arte e por isso procura usar todos os estilos misturados. Geralmente trabalham em áreas como arte, comunicação, cultura, moda, cabelo e make-up.

Quem possui o estilo criativo possui uma personalidade inovadora, criativa, artística, independente, exótica e claro, muito confiante.

Esportivo/Natural

estilos5

Pessoas com o espírito esportivo ou natural gostam de praticidade e conforto, não se preocupando com a moda e com vaidades. Gostam de usar peças com qualidade superior, desde que tenham os pré-requisitos básicos: conforto e praticidade. Mas cuidado, pois isso tudo não é uma regra: há clientes que mesmo valorizando o “pré-requisito básico” gostam sim de se vestir de acordo com as tendências e se preocupam com a aparência.

Quem tem o estilo esportivo/natural geralmente são alegres, gostam de esportes, saudáveis, comunicativas, informais, despreocupadas, amigáveis e casuais.

Romântico

estilos6

O estilo romântico é um estilo delicado, suave e feminino. Quem possui este estilo está sempre alegre e valoriza a beleza, que é o carro-chefe deste estilo. Geralmente gosta de praticar atividades ao ar livre e ter tarefas ligadas à construção de um lar ou a alguma comunidade.

A personalidade de pessoas românticas é bem feminina, delicada, gentil, fragilizada e ao mesmo tempo, refinada.

No estilo romântico, há muito uso de peças que marcam a cintura, além de volumes, principalmente em saias, que possuem o comprimento nos joelhos ou mais longos.

As profissões são, na maioria das vezes, terapeutas, psicólogos, coach, professores, bibliotecários e profissões ligadas à área social.

Sensual

estilos7

Quem possui o estilo sensual são clientes determinadas, dominadoras, exuberante e claro, atraentes. São corajosas, autênticas, confiantes e carismáticas. Sabem o efeito que o corpo causa nas pessoas. Mas, quer ter bom senso e não querem correr o risco de ficarem vulgares.

Há o predomínio de cinturas marcadas, além de decotes e comprimentos curtos.

Geralmente trabalham em áreas como comunicação, promoção de eventos, modelos, cantoras, atrizes e apresentadoras.

 

Para ajudar sua cliente a descobrir o estilo pessoal dela, que tal orienta-la a comprar uma cartolina e ir colando tudo o que ela acha legal: de revistas de moda, revistas de decoração e revistas de arquitetura; retalhos de tecidos e botões, de viagens que ela gostaria de fazer. Vale tudo para ela se conhecer melhor. Para as clientes que gostam do mundo virtual, vale a opção de um painel virtual também. Clique aqui e conheça os meus painéis do Pinterest (VEJA AQUI).

Peça a sua cliente para ela refletir e anotar em um papel sobre o estilo de vida e as necessidades dela, o tipo de trabalho, quais os lugares que ela frequenta, os tipos de eventos que ela costuma ir, ou seja, peça para ela anotar tudo que ela achar necessário para você ajuda-la adequar qual/quais os melhores estilos para ela e a vida dela.

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar comigo? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

 

4 Comentários

4 Comentários em Os 7 Estilos Universais

  1. CLARA INELA PANESSO BRUNING
    1 de junho de 2016 às 10:04 (2 anos atrás)

    Gostei muito deste post Lilian, a idéia de pedir painéis para as clientes e uma ferramenta a mais para nos auxiliar .
    Bjs

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      1 de junho de 2016 às 10:31 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem?

      Clara lindona muito obrigada pelo feedback e carinho. realmente essa ideia de painéis é ótima 🙂

      bjo grande 🙂

      Responder
  2. Aletta Barreto
    1 de junho de 2016 às 17:56 (2 anos atrás)

    Lilian, ótimo seu post sobre os estilos. A descrição dos estilos está bem definido. Excelente!!!

    Responder
    • Lilian Jordão
      1 de junho de 2016 às 18:59 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem?

      Aletta muito obrigada pelo feedback e carinho 🙂

      Bjbj 🙂

      Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




dezesseis − 1 =