MALA PLANEJADA, VIAGEM LEVE

mala planejada

Olá, Consultora! Tudo bem?

Com certeza você, alguma vez, viajou e ficou com muitas dúvidas na hora de fazer a mala para não levar coisas de mais e nem de menos. Imagina quantas dúvidas nossos clientes têm? É para acabar com essas dúvidas que, no post de hoje, quero falar com você sobre como planejar uma mala e deixar a viagem da sua cliente mais organizada e mais leve.

Planejar uma viagem é uma delícia! Escolher o lugar, o roteiro, passeios, hotel… mas quando chega a hora de arrumar as malas, começa um pesadelo. Levar coisas demais atrapalha e deixa a mala muito pesada, mas levar coisas de menos parece que vai faltar alguma coisa pra uma ocasião especial, não é mesmo? Para que a viagem não comece com uma sessão de tortura, vou dar 5 DICAS PRECIOSAS para ajudar você e suas clientes arrumarem a mala planejada ideal.

1 – CHECKLIST

Faça um checklist de tudo que sua cliente vai precisar e que não pode ser comprado no lugar onde ela vai estar. Algumas coisas são indispensáveis como óculos (de grau e de sol), medicamentos e produtos de higiene pessoal, por exemplo. Algumas pessoas preferem comprar os produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, desodorante, etc.) na cidade onde vai ficar para que a mala não vá tão pesada, mas isso não é uma regra.

Faça uma lista para tudo que for além das roupas do dia a dia: medicamentos, pijamas, lingeries, roupas de banho, acessórios (bolsas, brincos, colares, sapatos, chapéus, lenços, etc.), etc. Acessórios podem ser levados em maior quantidade já que geralmente são mais leves e ajudam a mudar a cara do look. Verifique o clima do local para onde sua cliente vai e se haverá ocasiões especiais (festas, jantares, reuniões, passeios na água, etc.) para levar as peças adequadas e necessárias.

O checklist faz com que sua cliente não esqueça itens essenciais e precise comprá-los depois. Peça que a cliente coloque TUDO que ela julgue necessário nas listas para que você possa, posteriormente, junto com ela, avaliar o que realmente deve ou não ir na mala planejada.

2 – TIPO DE MALA

Para cada tipo de viagem existe um tipo de mala mais adequado. Viagens mais longas exigem malas maiores, viagens mais curtas, nem tanto. Alguns fatores são muito importantes na hora de escolher a mala planejada ideal: sua cliente vai fazer compras lá? Faz muito frio e precisa levar roupas mais pesadas? Vai ter alguma ocasião que pede um dress code diferenciado?

No caso de viagens para lugares muito frios, o melhor seria se a cliente já fosse vestida com as peças mais pesadas (casacos, botas, calça jeans, etc.), mas nem sempre é possível, principalmente quando as temperaturas do local de partida e de chegada são muito diferentes. Levar um casaco na mão já ajuda bastante. Ocasiões especiais (festas, jantares, casamentos, etc.) pedem roupas especiais, portanto, elas devem ser devidamente escolhidas para tal. Junte tudo que será usado nessa ocasião (roupa, sapato, acessórios e bolsas) para não esquecer nada e ficar mais fácil de encontrar todos os itens depois.

Outra coisa importante é identificar a mala. Se ela não for das mais coloridas e com desenhos e estampas diferentes, coloque algum tipo de identificador (fitinhas, chaveiro, etiquetas, etc.) para ficar mais fácil de identificá-las. Verifique também o peso limite das malas e o que será levada na mala de mão.

3 – FÓRMULA MÁGICA DAS PEÇAS DE ROUPA

A “mágica” está em saber que para cada parte de baixo montamos, no mínimo, 3 looks diferentes, mudando somente a parte de cima.

DURAÇÃO DA VIAGEM (QUANTIDADE)

Viagem de fim de semana: 3 partes de baixo + 6 partes de cima + 2 pares de sapatos + 2 bolsas.

Viagem de 7 a 10 dias: 6 partes de baixo + 12 partes de cima + 3 pares de sapato + 3 bolsas.

Viagem de 15 dias ou mais: 10 partes de baixo + 20 partes de cima + 5 pares de sapato + 3 bolsas.

CORES (COMBINAÇÕES)

Grupo de cores coordenáveis entre si para uma mala mais formal:  3 cores neutras como base + 1 colorida.

Ex.: cinza + branco + azul marinho + rose + lilás.

Grupo de cores coordenáveis entre si para uma mala mais descontraída: 2 cores neutras como base + 2 coloridas.

Ex.: azul marinho + branco + vermelho + lilás.

Estampas deixam as combinações mais alegres desde que “conversem” com as cores selecionadas.

4 – MALA DE MÃO

A bagagem de mão pode ter peso e tamanho diferenciado de acordo com as regras de cada companhia aérea. Alguns itens devem ser levados na mala de mão, ou por não poderem ser levados no compartimento de bagagem ou por serem itens que serão usados, pela sua cliente, durante o tempo de viagem. Levar uma troca de roupa é importante para o caso de precisar trocar durante a viagem.

Pessoas que viajam com crianças pequenas, por exemplo, precisam levar mamadeira, fralda, roupas, alimento, etc. Medicamentos de uso contínuo ou “emergenciais” também devem ir na mala de mão para estarem acessíveis a qualquer momento. Aparelhos eletrônicos só podem ser levados na bagagem de mãos e lembre-se de levar os carregadores. Fique atenta para as regras da companhia de viagem que sua cliente irá utilizar para não errar.

5 – CONTRATAÇÃO DO SERVIÇO DE MALA PLANEJADA

Se sua cliente está passando pela Consultoria e pede que a ajude com as malas, ofereça esse serviço como algo a parte. Elabore um pequeno contrato para assegurar ambas as partes do trabalho que será feito e os respectivos prazos. Peça, com antecedência, todas as informações importantes sobre a viagem e deixe bem claro para a cliente quais serão as etapas do trabalho, qual a participação dela nesse trabalho e quanto tempo vai levar para entregar a mala prontinha. Ressalte a importância de você ter o maior número de informações possíveis, pois, quanto mais detalhes tiver, melhor será o seu trabalho.

Viu, Consultora? Arrumar as malas pode não ser algo tão terrível no final das contas. Mas se você ainda não se sente segura em oferecer esse tipo de serviço para suas clientes, eu, Lilian Jordão, ofereço uma mentoria para Consultoras de Imagem e Estilo que queiram aprender a arrumar malas de forma planejada e eficiente.

Quer saber mais? Entre em contato comigo pelo e-mail contato@lilianjordao.com.br ou deixe seu comentário!

 

Um Super Beijo

Lilian Jordão

2 Comentários

2 Comentários em MALA PLANEJADA, VIAGEM LEVE

  1. Ana Leuchtenberger
    18 de julho de 2017 às 11:29 (5 meses atrás)

    Oi Lilian!
    Muito boas as dicas.
    Abraço,
    Ana Leuchtenberger

    Responder
  2. Liane M Possamai
    19 de julho de 2017 às 09:24 (5 meses atrás)

    Lilian querida!!!! Adorei as dicas. Obrigada

    Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




três + 18 =