GUARDA-ROUPA CÁPSULA

guarda roupas capsula

Olá, Consultora! Tudo bem?

Você já ouviu falar de “guarda-roupa cápsula”? Pois é sobre ele que vou falar no post de hoje.

Ter um “guarda-roupa cápsula” é escolher uma quantidade limitada de peças para passar um certo período de tempo, fazendo combinações entre elas sem comprar nada novo. Parece difícil, mas é um conceito bastante interessante. É o bom e velho “menos é mais”.

Você sabe o quanto eu falo constantemente sobre a importância do consumo consciente e a sustentabilidade, CERTO? E esse conceito de guarda-roupa cápsula é uma das formas de fazer isso acontecer na prática do dia a dia dos nossos clientes. Para pessoas que gostam de desafios, esse é um deles! Não é fácil, principalmente para quem gosta de comprar, mas é desafiador pensar em montar looks diversificados, para várias ocasiões, com as mesmas peças por aquele período pré-determinado de tempo.

Umas das variações desse tipo de conceito é a divisão por estações do ano, ou seja, para cada estação do ano seu cliente terá uma determinada quantidade de peças para usar, sem comprar nada novo. A quantidade de peças pode ser acertada entre você e ele, mas geralmente são 15 a 45 peças, considerando os acessórios também nesse número. Você, Consultora, vai ajudá-lo a garimpar tudo que tem, separando as peças que ele mais gosta para serem usadas durante a próxima estação do ano, guardando o restante em locais e difícil acesso (para evitar a tentação de pegá-las) e mostrando como compor looks com o que foi selecionado.

Apesar de parecer fácil, algumas dicas são importantes na hora de montar esse tipo de guarda-roupa enxuto:

* Mesmo para épocas de calor, é necessário separar peças mais quentes (como blazer e casaquinho, etc.), pois, aqui no Brasil, sabemos que é possível termos dias mais frios no meio do verão, por exemplo;

* Selecione peças que combinem todas entre si para montar o máximo de looks possível;

* Aproveite a montagem desse novo guarda-roupa para tirar tudo que não é mais usado ou que não está em bom estado;

* Cortes e peças atemporais e cores neutras ajudam bastante na composição de vários looks, mas ter peças mais coloridas são boas pedidas para não parecer sempre tudo tão igual;

* Abuse dos acessórios para incrementar os looks. Bolsas, sapatos, brincos, lenços, etc. dão novas caras aos looks básicos e clássicos;

* Cada peça deve ser capaz de compor, pelo menos, 3 looks;

* Separe peças que possam ser usadas tanto durante o dia como a noite, no lazer ou no trabalho, apenas mudando as combinações entre elas.

Com essas dicas, montar um guarda-roupa cápsula para o seu cliente fica mais fácil. Claro que algumas ocasiões específicas pedem uma peça especial e pode haver a necessidade de compra-la, mas, com o tempo, seu cliente ficará mais consciente e não vai mais comprar por impulso e nem coisas desnecessárias.

Para terminar, vou te mostrar as vantagens de ter esse tipo de guarda-roupa:

– MAIS TEMPO: seu cliente não vai mais passar horas olhando para um armário cheio de roupas pensando que não tem o que vestir ou sem saber o que usar;

– ORGANIZAÇÃO: bagunça não tem espaço, pois com menos peças fica mais fácil deixar tudo arrumadinho;

– ECONOMIA: gasta menos quem compra menos;

– CRIATIVIDADE: poucas peças exigem mais criatividade na hora da montagem dos looks, abuse da sua e da do seu cliente.

Na hora de montar um guarda-roupa cápsula nosso trabalho é essencial. Não só na escolha das peças, como também na combinação para montagem dos looks. Se possível, peça que seu cliente tire fotos de todas as combinações dos looks para facilitar no início. Depois tudo fica mais simples e ter um guarda-roupa cheio deixa de ser opção.

Lembre-se que uma Consultora preocupada com o consumo consciente é uma Consultora de sucesso!

 

Um Super Beijo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




5 − um =