FFWMAG: uma revista para ler

Somos diariamente bombardeados por infinitas informações no meio online através das redes sociais, newsletters, portais etc. Ok, isso não é novidade alguma…. Mas será que estamos tomando cuidado com relação à qualidade dessas informações que estamos digerindo?

Onde você busca pelas informações e/ou que tipo de informações chegam até você e por que elas chegam até você? Pois é, nessa avassaladora avalanche de informações que recebemos, é interessante filtrarmos e analisarmos o que estamos lendo. Volta e meia eu faço o seguinte questionamento: qual o melhor veículo para saber sobre determinado assunto? Qual revista tem assuntos interessantes, relevantes e consistentes?

Em um desses questionamentos e uma ida a um lançamento de uma revista acabei conhecendo a revista FFWMAG. Tive conhecimento da revista em um dos seus lançamentos pelo Brasil, na cidade de Porto Alegre. Foi amor à primeira vista, mas devo admitir que me tornei compradora fiel dela desde o ano passado, pois ela passou por uma reformulação no design que simplesmente me cativou. Além das matérias e entrevistas ótimas, o formato dela, o papel utilizado tanto na capa quanto no miolo são fantásticos.

Porque a FFWMAG me fascina

Como uma designer visual, fico fascinada por tudo, desde a textura da capa, do papel, do cheiro, da tipografia escolhida, da qualidade das imagens e a FFWMAG não decepciona nesses quesitos. Claro que não é só disso que uma revista se baseia, então mais para frente irei comentar sobre os assuntos abordados.

A FFWMAG é uma revista criada pela empresa Luminosidade, que organiza a Semana de moda de SP (SPFW) – entre outros eventos de moda no Brasil, os colaboradores são experts em moda, fotografia, arte, cinema etc.

Existe o portal FFW Fashion Forward que é a versão online de conteúdo criada por essa mesma empresa. A FFWMAG seria uma versão no suporte impresso. É uma revista multi: o assunto principal é moda, claro, mas outros assuntos co-relacionados são sempre bem-vindos como beleza, comportamento e cultura.

Assuntos da ultima edição da FFWMAG

Revista de moda, ffwmag, revistas de moda, informações de modaNa última edição (número 39), alguns temas bem interessantes foram abordados e eu adoraria compartilhar com vocês. Eu não vou me estender neste post colocando todos, eu optei por selecionar alguns e comentar cada um individualmente para vocês leitores pensarem sobre cada assunto com carinho (afinal, somos bombardeados com tantas informações, por que eu iria alimentar escrevendo inúmeros assuntos, certo?).

O primeiro tema que quero trazer aqui para vocês é em relação à rapidez do desejo de consumo na era digital: venda online imediata ao desfile de moda, tendências sendo postadas a cada segundo no Instagram… Isso me faz pensar: temos pressa de quê? Por que tanta fome de produtos? Por que a necessidade de comprar novas roupas, novos acessórios?

Segundo a revista FFWMAG, o filósofo e crítico alemão Walter Benjamin em Passagens escreve que:

“A moda possui um caráter extraordinário para antecipar os desejos futuros, sejam eles da ordem do consumo, das convulsões econômicas, sociais e culturais, justamente por sua lógica ser a da repetição”.

A compulsão pelas compras pode ser em parte porque o que as pessoas compram já estão ultrapassadas. A velocidade de novidades é tão grande que quando você compra uma blusa nova, por exemplo, ela já está fora de moda, mas aí eu te cutuco: o que é estar na moda mesmo?

Por fim, mais uma questão para refletir: precisamos desacelerar?

Links interessantes:

http://ffw.com.br

http://ffw.com.br/ffwmag/39-2

Publicações anteriores da FFWMAG para ler no suporte digital:

http://issuu.com/ffwmagazine/docs/ffwmag_especial_spfw_inv_16/3?e=1436886/11671836

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




vinte − sete =