A INCRÍVEL CAPACIDADE DE SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO

Olá, Consultora! Tudo bem?

No post de hoje quero falar sobre algo muito importante na nossa carreira e na nossa vida: EMPATIA.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Diferentemente da simpatia, que é a afinidade e a semelhança de pensamentos que existem entre duas pessoas, a empatia nos faz capazes de compreender o que o outro está sentindo. É conseguir se colocar no lugar do outro.

Quando assistimos a uma palestra ou participamos de cursos e workshops, por exemplo, e saímos frustradas de alguma forma. A primeira reação de muitas pessoas é dizer que quem ministrou não tinha conhecimento suficiente ou não sabia explicar, etc. Mas não paramos pra pensar que a pessoa podia estar nervosa, ou que aquele conteúdo realmente não era interessante para o que procurávamos, entre tantas outras coisas. Ter empatia, nesses momentos, é ter a consciência de que se aquilo não te agradou, apenas não faça novamente, evitando fazer comentários a respeito dos profissionais envolvidos porque isso também fere a nossa imagem profissional.

Pensando em nossos clientes, cada um tem suas características, gostos e hábitos próprios e que nem sempre concordamos ou nos familiarizamos, mas temos que, acima de tudo, respeitar. Ter empatia, nesse momento, é acolher tudo que o cliente disser, respeitar suas opiniões e desejos e saber como adequar tudo isso à sua nova imagem e ao seu novo estilo. Nosso dever é ajudar cada cliente a melhorar no que for preciso da melhor maneira possível.

Quanto mais empáticas formos, mais facilmente conseguiremos entender o que pensam, sentem e desejam nossos clientes. Quando eles percebem que você consegue se colocar no lugar deles, oferecendo um olhar de compaixão e acolhimento, se sentem seguros para te dar mais informações e isso ajuda muito nosso trabalho.

Você acha difícil se colocar no lugar do outro? Vou dar algumas dicas que podem te ajudar a praticar a empatia:

TUDO É UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA – O que é uma verdade para você pode não ser para a outra pessoa, afinal, cada uma tem o seu ponto de vista sobre determinado assunto. Independentemente de concordar ou não, devemos respeitar a opinião do outro para que ele respeite a nossa também.

CUIDE DE VOCÊ ANTES DE CUIDAR DE ALGUÉM – É muito importante cuidarmos de nós mesmas para podermos ser capazes de cuidar dos outros. Nos doamos tanto para os outros que esquecemos de nós e isso também é ruim. Se colocar no lugar do outro não é sofrer junto com ele ou tomar para si o problema do outro. O autoconhecimento ajuda a perceber essa diferença, evitando excessos.

ESCUTA ATIVA – Prestar atenção de verdade no que o outro está dizendo é muito importante. Muitas vezes ouvimos alguém, mas estamos pensando em outras coisas, julgando aquilo que está sendo dito ou pensando no que vamos dizer e acabamos não prestando atenção no que está sendo falado. Saber ouvir é uma habilidade que se adquire e temos que praticá-la constantemente. Algumas coisas são expressadas apenas pelo tom de voz ou por um olhar, sem exatamente estarem explícitas nas palavras.

LINGUAGEM CORPORAL – Deixar o outro à vontade para falar é parte essencial da empatia e a linguagem corporal pode fazer com que isso aconteça ou não. Braços cruzados, por exemplo, podem transmitir resistência, deixando o outro com receio de falar, por outro lado, virar-se em direção a quem está falando e balançar a cabeça, com um sinal afirmativo de que está prestando atenção, mantem a conexão entre quem fala e quem escuta. Tudo isso é importante, pois nossos clientes precisam sentir, em nós, essa segurança para poderem se abrir.

A empatia é parte do nosso trabalho, Consultora, mas também é muito importante para nossas vidas. Uma pessoa empática conquista mais clientes, abre mais portas na sua carreira e é uma pessoa mais leve e feliz.

E lembre-se sempre que uma Consultora que pratica diariamente sua empatia é uma Consultora de muito sucesso!

 

Um Super Beijo

Lilian Jordão

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