Customização de roupas e acessórios

customização

Olá, tudo bem, Consultora?

Hoje vamos conversar um pouco sobre customização. Customizar vêm da palavra, em inglês, “custom” que significa personalizado ou elaborado sob medida. Também pode se referir à atitude de converter uma veste em outra peça do vestuário, ou um sapato em outro totalmente diferente. Customizar ajuda sua cliente a diversificar gastando muito menos do que se fosse adquirir uma roupa nova.

Na busca incessante pela identidade, todos querem vestir algo que reflita um pouco de sua personalidade e para isso é possível transformar uma roupa ou um complemento em uma extensão do jeito de ser da sua cliente. Customização de roupas e acessórios é uma ótima opção para nossos clientes transformarem uma peça usada em “nova” ou em uma que esteja mais próxima ao estilo que reflita quem ela é.

A customização surgiu na década de 60 através da explosão do movimento hippie pelo mundo. Com suas roupas tingidas, trabalhadas em retalhos e com ar artesanal, os hippies ficaram conhecidos pela irreverência e personalização de suas vestimentas. Além da mistura de tecidos, eles abusavam de enfeites como botões, broches e flores, dando mais identidade ao look.

Com o passar do tempo, o estilo deixou de ser apenas a forma despojada de se vestir da comunidade hippie e ganhou espaço no mundo fashion pela necessidade de impor atitude e personalidade ao modo de se vestir. Muitos estilistas inspiraram-se nas características impostas por esse estilo para inovar em suas coleções. O “hippie chique” marcou época e está presente em várias peças até hoje. No Brasil, a customização teve início na década de 90 e, desde então, conquistou e ainda conquista milhares de mulheres.

A customização pode ser feita de várias formas e utilizando diversas técnicas como bordados, pinturas, transformações de peças, aplicações de tecidos, de spikes e etc. A aplicação de tecidos também é uma excelente forma de customização. Os tecidos mais utilizados são as rendas, os tecidos florais e os tecidos com estampas de animais. Customizar exige criatividade! Pode-se usar vários acessórios, técnicas de tingimento, aplicação de peças e desenhos, enfim, existe uma infinidade de formas de deixar o produto com a cara da cliente.

Se sua cliente tem uma blusa no closet que não usa mais, reinvente-a, ou seja, customize! Faça um tingimento ou aplique alguns brilhos, corte as mangas ou faça outro decote. Aproveite-se daquilo que sua cliente gosta para poder transformar a peça.

Tintas, tesoura, agulhas, canetas próprias para tecido e algumas pedras coloridas são o suficiente para fazer um novo bordado. Botões, fuxicos, cordões e uma boa dose de engenhosidade também são capazes de mudar radicalmente uma peça! Outra vantagem da customização é a possibilidade de poder elaborar modelos totalmente originais, que ninguém mais estará vestindo. Qualquer um pode se transformar em um estilista!

Qualquer peça do vestuário pode ser customizada, desde uma simples camiseta até um vestido de festa além de bolsas, sapatos, acessórios e até mesmo com um tênis! Separei para você, abaixo, alguns links com ideias muito legais de customização:

Como fazer a customização de uma camiseta estampa de gatinho

VEJA AQUI

Customização de roupa

VEJA AQUI

Como fazer um Cropped Top

VEJA AQUI

Customização de jaqueta

VEJA AQUI

Customização de uma sapatilha – Programa Entre Amigas

VEJA AQUI

Curso de customização

VEJA AQUI

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




19 − 7 =