Consultoria de Imagem e Estilo para Varejo

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Olá, tudo bem Consultora?

Dando continuidade da série de posts sobre nichos de atuação da Consultora de Imagem e Estilo, hoje vou falar de Consultoria de Varejo.

A melhora na distribuição de renda mais o crescimento do varejo de rua, shopping centers e e-commerce, aliados à agilidade nos lançamentos do mercado de roupas, constituem um dos elos mais fortes do comércio atualmente. A Consultoria de imagem e estilo para Varejo é uma imensa área a ser explorada. Dar treinamento para vendedoras, criar processos para gerar mais vendas são apenas algumas das atividades possíveis para a consultoria de imagem e estilo para  varejo. Esta especialização trabalha diretamente com o setor produtivo da cadeia de moda. A qualidade do serviço prestado na Consultoria de imagem e estilo para varejo é um fator diferencial, mais do que apenas oferecer um produto, é importante atrair, encantar e cativar o cliente.

A Consultoria de imagem e estilo para Varejo permite que sejam analisados os pontos fracos da empresa e que sejam trabalhados, de maneira personalizada, em formato de aulas teóricas e práticas. Investir em treinamento da equipe é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A educação gera desenvolvimento sustentável aos negócios, aumenta a competitividade e o valor de mercado da empresa.

A Consultora de Imagem e Estilo que pretende trabalhar no varejo de moda, pode prestar atendimento personalizado, atuando como um Consultora de Imagem e Estilo Pessoal, podendo sugerir peças e montar looks completos de acordo com o tipo físico e estilo de cada cliente. Com esse diferencial de atendimento, o processo de venda é aperfeiçoado, resultando na fidelização do cliente e agregando valor ao serviço prestado.

Segue alguns temas que você pode trabalhar tanto com a equipe de vendas, quanto com atendimento personalizado:

– As atuais tendências de comportamento do consumidor;

– Características do profissional do varejo de moda;

– A roupa como forma de comunicação;

– Tipos físicos masculinos e femininos: identificação e características;

– Análise de tipo físico e formato de rosto;

– Aplicação dos princípios de ilusão de ótica na seleção de roupas e acessórios para cada tipo físico e formato de rosto;

– Cores – características de coloração pessoal e coordenação de cores;

– Cor e Comunicação: mensagens transmitidas pelas cores;

– Estilo pessoal;

– Avaliação de qualidade e caimento das roupas;

– Comunicação verbal: argumentos de venda, vocabulário apropriado ao atendimento.

O varejo de moda no Brasil nunca vendeu tanto como nos últimos dez anos. Prova disso é que o País saltou da sétima para a quinta posição no ranking dos maiores consumidores mundiais de roupas, com US$ 42 bilhões em vendas. Esses números nos prova como o nicho de varejo é uma ótima área a ser explorada por nós Consultoras de Imagem e Estilo.

Você também pode oferecer serviços de Consultoria de imagem e estilo para Varejo para e-commerce, pois tem tido um crescido muito alto nos últimos anos.

Tanto para e-commerce como para loja física, o mercado tem muito a ser explorado. O segredo do sucesso é diversificar e, acima de tudo, oferecer o melhor atendimento ao cliente.

Para você que deseja se especializar nessa área, eu indico 2 Consultoras que tem uma vasta experiência na área: A Vanderleia Gomes, mais conhecida como Morango Gomes (face dela aqui) e a Carmem Pavei (face dela aqui). São profissionais que admiro muito o trabalho, ética e comprometimento com o que faz. Vale muito à pena acompanhar o trabalho delas.

Gostou? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar comigo? Entre em contato ou comente abaixo.

Lembre-se: Consultora confiante e informada é consultora bem-sucedida!

Um Super Bjo

Lilian Jordão

8 Comentários

8 Comentários em Consultoria de Imagem e Estilo para Varejo

  1. Alessandra Marra
    13 de junho de 2016 às 13:57 (2 anos atrás)

    Lilian, é isto mesmo. Tenho me especializado muito para entrar de forma diferenciada neste mercado . Excelente post . Sugiro a quem se interessar por este nicho de mercado na consultoria de imagem fazer um curso de Varejo de moda para entender um pouco mais do dia a dia , com certeza vai agregar a comunicação entre s consultora , varejistas e vendedoras .

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      13 de junho de 2016 às 17:24 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem?

      Alessandra muito obrigada pelo feedback e carinho. Muito válido sua sugestão, concordo plenamente que quem quer seguir está área precisa fazer um curso como este que fez.

      Bjbj 🙂

      Responder
  2. Melissa Valladão
    13 de junho de 2016 às 14:34 (2 anos atrás)

    Adorei o post Lilian. Seu trabalho é enriquecedor para nós consultoras. Parabéns!!!

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      13 de junho de 2016 às 17:23 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem?

      Melissa muito obrigada pelo feedback e carinho 🙂

      Bjo grande 🙂

      Responder
  3. Carmem Pavei
    13 de junho de 2016 às 15:13 (2 anos atrás)

    Muitos empresários não possuem conhecimento técnico ou empíricos suficientemente necessários para a tomada de decisões estratégicas para a empresa, é ai que entra nosso papel. O facilitador responsável por nortear o administrador diante das ideologias e objetivos da empresa.

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      13 de junho de 2016 às 17:21 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem?

      Carmem muito obrigada pelo feedback e por compartilhar seus conhecimentos. Gratidão 🙂

      Bjbj 🙂

      Responder
  4. Andreia Marques
    15 de junho de 2016 às 05:41 (2 anos atrás)

    Olá Lilian!! Adorei seu post!! Realmente este é um nicho que deve ser explorado, pois o atendimento varejo está carente de bom atendimento, o problema maior que eu vejo é em não entender o perfil do cliente antes de iniciar a venda…
    Parabéns!!! Amo seus posts. ❤

    Responder
    • Lilian Jordão
      Lilian Jordão
      15 de junho de 2016 às 10:53 (2 anos atrás)

      Olá, tudo bem?

      Andreia muito obrigada pelo carinho e feedback. Você tem razão quando diz que não entender o perfil do cliente acaba gerando vendas ruins.

      Bjbj 🙂

      Responder

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