TENHA FOCO PARA TER SUCESSO

foco

Olá, Consultora! Tudo bem?

Você se sente focada em sua carreira? Ou tem dificuldade em manter o foco em algumas situações?

Hoje, convido você a refletir comigo sobre o seu FOCO na carreira como Consultora de Imagem e Estilo. Vamos lá?

Tem um princípio muito conhecido no mundo dos negócios que se chama “Princípio (ou Lei) de Pareto”. Vilfredo Pareto foi um economista italiano que, um dia, se deu conta de que 80% da riqueza da Itália pertencia à 20% da população daquele país e concluiu que “80% das consequências advém de 20% das causas”. A partir disso percebeu que essa regra do 80/20 estava presente em diversas áreas da nossa vida e vou começar com um exemplo:

“80% da receita de uma empresa advém de 20% de seus clientes”

Ou seja, apenas uma pequena parcela dos clientes que você atende ou poderia atender é responsável pelos seus maiores ganhos, tanto em dinheiro como em visibilidade e reconhecimento. Pensando em um mercado tão grande quanto o nosso, de Consultoria de Imagem e Estilo, uma pequena fatia desse mercado pode gerar grandes ganhos se você tiver FOCO! Profissionais que vivem mudando de foco o tempo todo para acompanhar as tendências da concorrência, por exemplo, geram desconfiança nos clientes. Dificilmente eles serão reconhecidos como excelentes profissionais, certo?

Você já deve ter visto por aí muitas Consultoras que falam sobre tudo, atendem todo tipo de público, mas não se mostram especialistas em nada. Clientes buscam profissionais que possam lhes oferecer coisas novas, serviços diferenciados e personalizados e é isso que você tem que oferecer! Afinal, quanto mais específico for o seu campo de atuação, mais específico e personalizado será o seu atendimento e, consequentemente, mais retorno ele trará (mais clientes, mais lucro, maior visibilidade, etc.). Quanto mais abrangente for o seu público, mais generalizado será seu atendimento e em nada (ou quase nada) será diferente do que já é oferecido no mercado.

Muitas pessoas formam-se Consultoras de Imagem e Estilo todos os anos e imagine se todas elas atenderem todo tipo de cliente? A concorrência seria gigantesca e o destaque profissional seria mínimo. É nesse momento que aquela profissional que tem um algo mais a oferecer está vários passos à frente da concorrência. Você sabe que eu sempre reforço a importância de se escolher um nicho de atuação, não é mesmo? Escolheu um nicho de mercado para atuar, gosta do que faz e está se aperfeiçoando nele, siga com o foco nesse nicho até o fim! Estude, especialize-se e deixe claro o seu diferencial! Não é que você não possa atender clientes fora do seu nicho, mas dedique maior parte do seu tempo àqueles que realmente fazem parte da sua área de interesse. Foque-se neles! Torne-se autoridade na sua área! Seja reconhecida! Tudo isso vai agregar muito mais valor à sua carreira.

Outro exemplo ao qual o Princípio de Pareto encaixa-se perfeitamente é o de que 20% das tarefas que você realiza durante o dia geram 80% dos seus resultados. Portanto, as outras tarefas (80%) são secundárias, mas podem, mesmo assim, consumir mais tempo e energia do que os 20% que realmente são importantes naquele momento. Claro que muitas das nossas tarefas não podem ser deixadas de lado (levar os filhos na escola, dormir, comer, ir ao médico, etc.), mas podemos concentrar, ou seja, FOCAR nossas energias naquilo que realmente for importante para aquele dia ou aquele momento.

Quer um exemplo prático? Quanto tempo você gasta lendo e-mails, olhando redes sociais e respondendo mensagens no celular sem necessidade? Se pararmos para pensar no quanto gastamos de tempo com a tecnologia desnecessariamente, ao final de uma semana de trabalho, todos esses minutos se transformaram em muitas e muitas horas “desperdiçadas”. Precisamos ter FOCO! Organize e otimize seu tempo, pois isso vai fazer com que seus dias sejam mais produtivos e maior produtividade gera melhores resultados!

Em resumo, ter FOCO é muito importante, não só para sua vida profissional, mas, também, para sua vida pessoal! Consultoras focadas e organizadas têm mais tempo para passar com sua família, têm mais momentos de lazer e dificilmente acumulam tarefas. Portanto, Consultora de imagem e estilo, reavalie seu dia, reavalie sua carreira. Será que você está suficientemente focada? Se sim, parabéns! Se não, repense suas atitudes, reorganize suas tarefas, reveja seus objetivos e, se preciso, comece de novo, mas NÃO DESISTA! Conte comigo!

Lembre-se: Consultora de imagem e estilo bem informada é Consultora bem-sucedida!

Super beijo!

Lilian Jordão

3 Comentários

3 Comentários em TENHA FOCO PARA TER SUCESSO

  1. Fernanda Rocha
    7 de Fevereiro de 2017 às 01:52 (10 meses atrás)

    😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍

    Responder
  2. Ana Paula S. Paganini Thomaz
    7 de Fevereiro de 2017 às 10:48 (10 meses atrás)

    Adorei este post! Imprescindível foco e organização em qualquer tarefa ou ramo de negócio. Realmente desperdiçamos muito tempo em tarefas que não agregam nada ou muito pouco. Obrigada pelo ‘toque’ Lilian.

    Responder
  3. Magnum Narita
    7 de Fevereiro de 2017 às 16:10 (10 meses atrás)

    Muito obrigado, por mais essa postagem. Por vezes pelas dificuldades de ser uma área nova no Brasil pensamos em desistir e “cair na mesmice” da área ja dominada. Suas postagens ajudam a dar força para não abandonar a luta.

    Responder

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




quatro × 2 =