COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E CARREIRA

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Olá, Consultora! Tudo bem?

Sabe aquela famosa frase “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois é sobre isso que vou falar hoje com você, sobre o quanto a comunicação não-verbal (imagem) é importante na carreira da sua cliente e na sua também.

Comunicação não-verbal é o tipo de comunicação feita por um indivíduo através do seu corpo, sem usar palavras ou sons. Um dos tipos de comunicação não-verbal é a aparência física, ou seja, a chamada “primeira impressão” ou o impacto causado, em outra pessoa, por suas características físicas. Se a primeira impressão é a que fica, temos que cuidar muito bem da nossa aparência para que possamos transmitir aquilo que verdadeiramente somos e queremos, não é mesmo? Roupas, acessórios, maquiagem e cabelo são itens que podem comunicar coisas boas ou ruins a seu respeito e da sua cliente, dependendo da forma como se apresentarem. Imagine que sua cliente está pleiteando uma promoção na empresa e vai participar de um processo seletivo. Você, Consultora, deve ajudá-la a compor um look que corresponda ao cargo que ela deseja ocupar e todos os componentes do look devem transmitir ao(s) entrevistador(es) o máximo de informações positivas sobre ela. Transmitir confiança, otimismo, simpatia e liderança, por exemplo, podem ser características necessárias para aquele cargo e um look bem montado é capaz de expressar isso e muito mais sobre sua cliente.

O local de trabalho pode pedir vestimentas mais formais e discretas ou mais casuais e despojadas, tanto faz, pois o que realmente importa é que sua cliente esteja sempre de acordo com o código de vestimenta exigido. Ajude-a a ajustar o look caso tenha um “casual day” na empresa ou uma reunião importante. Estar sempre bem vestida é essencial para o sucesso na carreira! Pense em uma cerimônia de casamento com um padrinho de calça jeans e camiseta. Totalmente em desacordo, certo? É o mesmo impacto que sua cliente pode causar se for para uma entrevista de emprego, em uma multinacional calçando chinelos ou com uma camisa furada (sendo bem exagerada aqui para ficar bem claro). Mesmo sendo capacitada para o cargo, dificilmente ela será contratada, pois a imagem transmitida contradiz as características desejadas pelo empregador. Por outro lado, se ela se apresentar adequadamente vestida, maquiada e penteada, certamente transmitirá maior confiança, credibilidade e poder, influenciando positivamente a opinião dos que estão avaliando.

Agora vamos falar da SUA carreira, Consultora. Se a sua cliente está sempre vestida adequadamente ela espera que você, Consultora de Imagem e Estilo, esteja sempre vestida de forma impecável. Nós somos os exemplos das nossas clientes e o espelho do nosso trabalho! Quantas pessoas já procuraram pelo seu trabalho dizendo “quero ser elegante/despojada/confiante/bem vestida como você”? Pois é! Se você, Consultora, não se arruma para atender sua cliente, muito provavelmente a credibilidade do seu trabalho será menor. Você compraria uma roupa em uma loja em que o mesmo produto está exposto na vitrine com a costura torta? Certamente você vai pensar que os artigos daquela marca são de baixa qualidade, então, não faça o mesmo com sua imagem! Lembra que a primeira impressão é a que fica? Portanto, deixe a melhor das impressões por onde quer que você passe e apareça!

Muitas de nós têm perfis em redes sociais, pois é uma ótima forma de divulgar nosso trabalho e outra dica importante é manter sua imagem positiva em todas elas. Se vai postar uma foto sua, esteja sempre vestida de forma condizente com a imagem que deseja transmitir. Uma escolha errada e muitos clientes podem ser perdidos. Se preferir, tenha contas pessoais diferentes das profissionais nas redes sociais, assim evita que seu trabalho seja confundido com seus momentos de lazer. Mas, mesmo assim, tome muito cuidado! Pessoas no seu convívio profissional podem ter acesso à sua rede pessoal. Ser discreta é a melhor opção! Sempre funciona!

Em resumo, Consultora, a comunicação não-verbal é tão ou mais importante do que a comunicação feita através das palavras. Transmitir uma boa imagem causa boas impressões, mas o contrário é muito verdadeiro também, pois uma primeira impressão ruim pode levar muito tempo para ser desfeita. Nossa imagem é nosso principal cartão de visita! Use-a com sabedoria e o seu sucesso e de sua cliente estarão garantidos!

Para saber mais sobre a comunicação não-verbal e a moda, leia também o meu post sobre a importância da comunicação não-verbal:

CLIQUE AQUI PARA VER O POST

Consultora bem informada e bem vestida é Consultora de sucesso!

Lembre-se de deixar seu comentário!

Um Super Beijo

Lílian Jordão

1 Comentário

1 Comentário em COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E CARREIRA

  1. Roberta Caldwell
    4 de Abril de 2017 às 10:05 (9 meses atrás)

    Estou amando seu Blog/Site. Muito inspirador!!! PARABÉNS pelo seu trabalho!!!

    Responder

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