COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Olá, Consultora, tudo bem?

Hoje quero falar sobre um assunto que pode nos ajudar (e muito) na hora de impactar potenciais clientes: o comportamento do consumidor.

O comportamento do consumidor é caracterizado pelas atividades mentais e emocionais que acontecem no momento em que ele escolhe, compra e usa produtos e serviços. Para que você consiga impactar significativamente as pessoas do seu público-alvo é preciso saber muito bem como eles agem e pensam em cada uma dessas etapas para atingi-los assertivamente.

Com o mercado cada vez mais competitivo, encontrar uma maneira de ter mais visibilidade deixou de ser um diferencial para ser item essencial e de primeira necessidade. Para empreendedoras como nós, que oferecemos serviços, é importante ir mais a fundo e compreender a forma como nossos possíveis clientes escolhem o que desejam comprar, constroem suas experiências e avaliam os serviços adquiridos.

Para que você consiga entender melhor o seu público-alvo, selecionei alguns fatores importantes que podem interferir no comportamento do consumidor para ajudá-la definir ou melhorar suas estratégias:

1 – PAPEL SOCIAL

O papel social refere-se aos grupos aos quais as pessoas do seu público-alvo pertencem. Qual a classe social das pessoas que você atende, quais seus gostos musicais, profissão, hobbies, estilo de vida, etc. São essas algumas das informações que unificam o seu nicho de mercado, ao mesmo tempo que o distingue do restante das pessoas que procuram o serviço de Consultoria de Imagem e Estilo. Saber quem são essas pessoas ajuda a identificar o que elas gostam, querem e procuram.

2 – MOTIVAÇÃO

É o desejo que leva o consumidor a escolher um produto ou serviço que satisfaça suas necessidades e desejos. Raiva, alegria, tristeza, esperança são motivações que podem levar pessoas a procurarem nossos serviços. A grande maioria das pessoas que nos procuram estão insatisfeitas com sua imagem e com seu estilo e buscam mudanças para melhorarem sua autoestima, autoconfiança, etc. Mas também existem pessoas que estão tão felizes com sua fase de vida ou momento de sua carreira que nos procuram para irem ainda mais longe ou para conseguirem manter tal status. É preciso entender as necessidades dos seus clientes e o que os motiva a consumir seus serviços.

3 – TENDÊNCIAS

Nós, que trabalhamos com a moda, sabemos como as novas tendências são capazes de transformar os hábitos de consumo das pessoas, correto? Uma peça que é muito procurada hoje pode não ser nem lembrada daqui a três meses, por exemplo. Quando falo de estarmos sempre ligadas no que está acontecendo no mundo (não só o da moda) é, também, para que possamos nos adaptar e nos adequar a cada nova tendência. Isso não significa que você vai simplesmente “seguir a moda”, mas sim que pode selecionar algo dessa nova tendência que se encaixe no perfil dos seus clientes para oferecer algo novo para eles.

4 – OPINIÃO DE OUTROS CONSUMIDORES

Essa é uma das coisas mais importantes! Com o crescimento da Internet, fica muito fácil saber se os produtos e serviços oferecidos cumprem o que prometem ou não. As pessoas costumam pesquisar muito sobre o serviço que pretendem adquirir para saber quem oferece o melhor e quais se adequam mais ao que ele precisa e deseja. É interessante pesquisar as plataformas de avaliação de produtos e serviços para saber o que tem no mercado e quais erros não se deve cometer.

“Fundada em 1998 na cidade de Londres, a WGSN transformou o mercado, sendo pioneira na criação de uma biblioteca online de tendências. Ela foi a primeira a combinar tecnologia de ponta com a criatividade humana para atender às necessidades únicas da indústria criativa internacional. Informações e inspirações de todo o mundo agora podem ser acessadas com um só clique.” – WGSN

A WGSN é uma empresa que além de trazer informações importantíssimas sobre macrotendências. Traz informações valiosas sobre Comportamento do Consumidor. Vale acompanhar.

https://www.wgsn.com/pt/

Entender o comportamento do consumidor, Consultora, nos torna mais assertivas ao oferecer nossos serviços, pois saberemos exatamente o que nossos possíveis clientes procuram e necessitam. Planeje suas estratégias de acordo com o que o seu cliente busca e ofereça sempre mais. Além disso, quanto mais conhecimento sobre isso tivermos, mais impactante será nossa marca no mercado.

Lembre-se que uma Consultora que sabe o que oferecer ao seu cliente é uma Consultora de muito sucesso!

 

Um Super Beijo

Lilian Jordão

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