“AS ROUPAS MAIS SUSTENTÁVEIS SÃO JÁ EXISTEM NO SEU GUARDA-ROUPA”

Olá, Consultora! Tudo bem?

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Já falei sobre isso em outros posts aqui do blog, mas é sempre importante ressaltar o quanto a indústria têxtil é responsável por grande parte da poluição mundial. Desde o processo de confecção até o descarte (feito também por nós, quando jogamos fora roupas que não queremos mais), são milhões de litros de água gastos e outros tantos poluídos pelos dejetos desse processo, sem contar o ar e o solo que também são muito prejudicados.

Nós, Consultoras, conseguimos ajudar o planeta com nosso trabalho ao ensinar nossas clientes a comprarem de forma mais consciente, mas, também, podemos ajudar fazendo com que elas tenham novos olhares para o que têm dentro de seus próprios guarda-roupas. Não há nada mais sustentável do que usar mais o que tem, comprando menos e descartando menos.

Revitalização de guarda-roupa, personal organizer, guarda-roupa cápsula… todas são atitudes sustentáveis e que nosso trabalho pode ajudar e muito as pessoas a terem outra visão de consumo e de como se vestir bem com pouco. Mas outra coisa que podemos fazer é mostrar para cada cliente como usar o que ela já tem ao máximo. Já falei, em outro post, que quanto mais roupa se tem, menos variados são os looks, portanto, olhar um guarda-roupa com olhar sustentável é entender que o que tem ali é suficiente para sua cliente se vestir bem, em todas as ocasiões e sem gastar horas procurando uma peça.

Peças coringa, por exemplo, são sustentáveis, pois com uma única peça você consegue montar dezenas de looks para sua cliente. Peças atemporais e básicas também entram nessa mesma ordem, pois são aquelas que não dependem de moda ou tendência para estarem do guarda-roupa e podem ser combinadas com tantas outras que viram peças-chave na hora de montar looks para todas as ocasiões.

Olhar para o que sua cliente tem e enxergar infinitas possibilidades é uma das nossas tarefas como Consultoras, mas fazer sua cliente também ter esse olhar é uma etapa ainda mais importante do nosso processo da Consultoria. Ela precisa olhar para todas as peças que têm e enxergar diversas combinações, sem precisar sair comprando mais coisas. Um olhar sustentável cria peças novas com aquelas que não são mais usadas, vê utilidades inusitadas em outras que não servem mais ou estão muito desgastadas pelo tempo, por exemplo. O importante é encontrar utilidade para que menos peças sejam descartadas no meio-ambiente todos os anos.

Para ajudar você e sua cliente nessa “Missão Sustentável”, vou deixar alguns links de posts que já escrevi sobre o tema:

CONSUMO CONSCIENTE

http://lilianjordao.com.br/consumo-consciente/

GUARDA-ROUPA INTELIGENTE

http://lilianjordao.com.br/guarda-roupa-inteligente/

GUARDA-ROUPA CÁPSULA

http://lilianjordao.com.br/guarda-roupa-capsula/

CUSTOMIZAÇÃO DE ROUPAS E ACESSÓRIOS

http://lilianjordao.com.br/customizacao-de-roupas-e-acessorios/

E lembre-se sempre que uma Consultora que faz seu trabalho com um olhar na sustentabilidade, com certeza, é uma Consultora de muito sucesso!

Um Super Beijo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




dezoito − 7 =