A ESTAMPA XADREZ VOLTA COM TUDO!

xadrez

Olá, Consultora! Tudo bem?

Hoje quero falar com você sobre uma estampa que vai vir com tudo na próxima temporada primavera/verão: a estampa XADREZ.

Retrocedendo um pouco na história, o tartan ou tartã (que significa “tecido de lã leve”), antecessor do xadrez, surgiu no século XVII, na Escócia, para identificar os clãs escoceses. Cada padrão de tartan identificava uma família (clã) escocesa. Conta-se que esse tecido, por ter sido usado por rebeldes escoceses, foi proibido em meados do século XVIII. No final do mesmo século, como símbolo da lealdade nacional escocesa, o tartan se espalhou pelas chamadas “terras baixas” da Escócia e seu uso voltou a ser permitido.

A estampa xadrez foi “inventada” por escoceses proprietários de terras, durante o século XIX, como uma alternativa para o tartan, que não era considerado apropriado para o uso diário ou durante o trabalho (já que era usado em trajes formais). Chanel, por volta de 1916, introduziu o tartan no guarda-roupa feminino e, no final dos anos 1970, Vivienne Westwood utilizou a estampa para compor o visual punk juntamente com o couro, o metal e as tachinhas.

xadrez1

Falando em tartan e xadrez… você sabe a diferença entre eles? Apesar de serem muito confundidos, eles têm algumas diferenças bem claras. A estampa xadrez é aquela quadriculada, de desenho mais simplificado, com uma divisão clara entre as cores e espaçamento bem

definido. O tartan apresenta listras que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Algumas marcas criaram estampas, em tartan e xadrez, que ficaram mundialmente conhecidas como Burberry e .

A estampa xadrez estará em alta nos dias mais quentes, principalmente a estampa vichy (aquela que parece uma toalha de piquenique ou cantina italiana, sabe?). O quadriculado pode ser grande, médio ou bem pequeno e de diversas cores. Pessoas que usam o xadrez têm estilo mais moderno, criativo e fashionista.  Cai bem em ambientes mais informais, mas também pode compor looks para o ambiente corporativo e até looks elegantes e formais, dependendo das cores e tamanho da estampa.

Se sua cliente não está acostumada com o xadrez, mas quer começar a usá-lo, combinações de uma peça xadrez com outra neutra são boas opções. Se a intenção for montar um look divertido, misture estampas (o xadrez combina muito bem com estampas florais) ou opte por peças com xadrez de cores mais fortes.

Para o ambiente corporativo, estampas em preto e branco ou em cores neutras são mais discretas. Saias, na altura dos joelhos, com xadrez do tipo grid (que significa “grade” e tem quadrados maiores em preto e branco) e uma camisa preta, por exemplo, compõe um look mais formal e elegante para o trabalho. Se a ocasião for mais formal ainda, como uma festa, vestidos longos de estampa xadrez em tons claros ficam elegantes. Se a intenção for afinar a silhueta, aposte no xadrez mais miúdo e de cor escura, para aumentar a silhueta, quadrados maiores e de cor clara são a melhor opção.

O mais importante, Consultora, como sempre digo, é que sua cliente se sinta bem com a roupa que ela vai vestir. Se ela quer usar as peças que estarão na moda, como o xadrez, ajude-a a encontrar a melhor combinação para sua imagem e estilo, valorizando o que ela tem de mais bonito: ela mesma!

E, lembre-se: Consultora antenada e por dentro das últimas tendências é Consultora de sucesso!

Um Super Beijo

Lilian Jordão

0 Comentário

ENVIE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado *

Comentário *




dois × 4 =